quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mensagem

"Tentar engravidar por meses, às vezes anos. Ver seu corpo mudar, semana a semana. Redecorar a casa. Muitas vezes trocar de casa. Comprar o enxoval, lavar o enxoval, guardar o enxoval. Ficar olhando para o enxoval e se emocionar imaginando como será a carinha do serzinho que está para chegar. Começar a dormir mal aos cinco meses de gestação e nunca mais voltar a dormir como antes. Ter desejo de jaca, da sopa da avó ou de um simples chá de camomila. Ou de nada disso. Enjoar meses a fio, de manhã, de tarde e de noite. Ou não ter um único enjôo sequer. Ver sua barriga crescer e sentir uma vida mexendo dentro de si. Se emocionar por tudo, chorar por nada, rir à toa. Sentir que o tempo voa durante oito meses e que se arrasta no nono. Contar as semanas, os dias, as horas. Aguardar a chegada do grande dia. Sentir as dores da contração, sentir seu coração sair pela boca, sentir seu corpo se separar em dois. Colocar uma nova vida no mundo. Amamentar, cuidar, acalentar. Chorar por não saber o que fazer. Chorar por não saber a causa do choro. Rir de alegria. Rir de nervoso. Acompanhar cada pequena mudança. Vibrar a cada pequena conquista. Lembrar qual foi o primeiro brinquedo. Saber qual foi brinquedo favorito. Entender o que os olhos dizem. Entender o que as palavras ainda não falam. Não saber mais ficar longe. Viciar no calor, no cheiro, na pele. Se emocionar com o primeiro dente, vibrar com o primeiro passo. Começar a temer o futuro. Começar a rezar por ele. Ter certeza que a vida nunca mais será a mesma. E ter uma certeza ainda maior, de que agora sim, ela vale a pena ser vivida.
Tudo isso, e muito mais que não se pode traduzir em palavras, é ser
Mãe!"


Autoria: Shirley Hilgert

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Leite Nestogeno

Eu já fiz uma postagem sobre minhas experiências com leite, mas agora tenho mais algumas coisinhas a acrescentar
Ja há um tempinho (1 mês mais ou menos) comecei a usar o Nestogeno 1 e não tenho do que reclamar.
Ainda não abandonei de vez o Nan Comfor 1, intercalo 1 lata de Nan , depois o Nestogeno, depois Nan.. e assim por diante. Os meninos acho que nem perceberam. O Matheus além dos 2 ainda mama o peito de vez em quando, quando dá tempo... O intestino deles não alterou, a única coisa que percebi foi que o cocô com o Nan fica amarelado e o Nestogeno deixa esverdeado.
Na consulta deste mês eles ganharam peso e cresceram bastante, sendo assim, o Nestogeno não deixou nada a desejar em relação ao Nan.
Ainda não foi necessário comprar o Nestogeno pois ganhamos de uma amiga algumas latas, assim como as de Nan, mas fui comparar os valores no mercado e a diferença é bem significativa. Tomara que ao passar dos 6 meses seja possivel continuar com ele também, afinal com 2 qualquer economia, desde que não haja prejuízo pra eles, é válida!!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Batizado

Estou muito, mas muito feliz. Domingo batizamos os meninos. Foi um dia muito especial pra todos nós, nossa família é bem católica. Não via a hora que meus anjinhos fossem apresentados e recebessem o primeiro Sacramento.
Preparei tudo com muito carinho, a madrinha deu uma roupa linda para eles.. Foi um dia bem especial, eu  nunca tinha participado de um batizado. O padre fez as orações, teve a unção do óleo, da água, do sal, este que, por sua vez, foi até engraçado quando a madrinha colocou o sal na boquinha deles e pela 1a vez sentiam um sabor que não era o de leite. Ficamos muito felizes com a presença dos amigos e parentes. Em especial o Tio Jairo (apelidado de Sabão), sua mulher - a Carol - e o Miguel ainda na barriga. Eles nos deixaram muito felizes por terem vindo participar deste momento tão importante. jamais esqueceremos disto. Também estavam presentes a vovó Deise, a Bisa que foram madrinhas de consagração a vovó do Matheus e a bisa do Guilherme, a madrinha e o padrinho, claro, a Jo o Tarcisio, o Luquinhas, a Liza, o Cadu, a vovó Marcia e o vovô Manuel.
Assim que saímos da igreja fomos para a chácara, onde rolou um churrascão.. O dia foi muito agradável e divertido!















quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Amamentação de dois - minha opinião

Esta minha postagem de hoje é mais um desabafo sobre o que estou passando.
Estou bem triste porque o Guilherme não está querendo mais mamar no peito, demonstra rejeição, ânsia...O Matheus ainda mama e com bastante vontade, mas tenho observado que meu leite não está mais como antes, quando os seios chegavam a ficar endurecidos de tanto leite. Além disso, agora com eles maiorzinhos têm exigido mais de mim, sendo assim não consigo me dedicar tanto tempo para as mamadas, quando, por diversas vezes, tenho que parar o que estou fazendo para atender um ou outro.
Amamentei e intercalei peito e mamadeira até semana passada, sempre dando um jeitinho daqui, outro dali, porém, isso está me torturando porque estão com 3 meses apenas e não estou conseguindo atender os 2 com a amamentação.
A sociedade é muito ingrata com a pressão que fazem diante do aleitamento materno, acho que ao invés de ficarem pregando a obrigação do aleitamento, deveriam conscientizar de que cada caso é um caso, cada um tem sua realidade e seus motivos, e assim não haja tanta pressão.
Às vezes chego a pensar que não estou sendo mãe suficiente pela dificuldade em oferecer algo tão importante e benéfico, mas ao mesmo tempo penso que será que sou menos mãe por isso, sendo que desde os 15 dias de vida dos dois cuido deles praticamente sozinha, apenas a noite e de fim de semana conto com a ajuda do meu marido e da minha irmã, tive uma gravidez até 37 semanas trabalhando até a véspera do parto e eles nascerem com mais de 3kgs???

Amamentar é muito bom, mesmo não sendo o mar de rosas que falam, mas mesmo assim ainda acho que em caso de múltiplos devem abordar esse assunto de maneira diferenciada para que as mamães, como eu, não se sintam tão abaladas, culpadas, frustradas....